Por que começar pelo Português para passar no concurso dos seus sonhos?

Terça, 21 de Dezembro de 2021 Leitura: 9min 6seg

Por que começar pelo Português para passar no concurso dos seus sonhos?

 

Por que começar pelo Português para passar no concurso dos seus sonhos?

As vantagens da carreira pública são amplas, como estabilidade financeira, maior garantia de direitos e benefícios, ascensão profissional e salarial, aposentadoria integral, entre outros. Mas, independente da carreira que deseja seguir, iniciar os estudos pela Língua Portuguesa é indispensável para um bom desempenho nos certames. 

Abaixo, listamos alguns motivos que justificam a importância de iniciar os estudos pelo Português:

  1. Ajuda na performance da prova

Além de auxiliar na performance, o domínio da Língua Portuguesa dá maior clareza na interpretação de enunciados, independente da disciplina (direito, matemática, estatística). Sem falar que, quando se estuda português, aumenta-se a capacidade de perceber enunciados mal formulados e, assim, considerar o recurso. Dessa forma, quando o concurseiro estuda e evolui no português, ele começa a ter um posicionamento crítico em relação às outras disciplinas e elaboração das provas.

  1. É uma disciplina básica de qualquer ciclo de estudo

Ao longo dos anos, a preparação para concursos públicos sofreu muitas transformações. Agora, as bancas exploram, cada vez mais, questões que valorizam o raciocínio e vão além do mero conhecimento memorizado. E, independentemente do tipo de estudo (se é para concurso ou não), o domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todos os ciclos de estudo.  

  1. É base para qualquer outra disciplina 

Isso se explica, já que ler, escrever e interpretar é requisito básico para qualquer disciplina, inclusive aquelas que envolvem números. Estudar exige muita leitura e o português pode ajudar a aumentar seu repertório e ter maior domínio da estrutura lógica no texto.

  1. Requer um tempo de preparação longo

Outro fator importante no estudo para concursos públicos é a gestão de tempo. Você precisa começar pelo português porque vai demorar. Quando se estuda português para concurso público, existe um tempo para desaprender, e um segundo para reaprender.

Tempo de desaprender, já que a gramática ensinada (normativa) é diferente daquela cobrada nos editais (gramática textual). Na escola, não aprendemos português para aplicar às questões de provas de concurso. 

Tempo de reaprender, uma vez que o português é nossa língua materna e, mesmo assim, falar português não garante que tenhamos o conhecimento da Língua Portuguesa necessário para encarar as questões das provas. É preciso aprender português com raciocínio crítico, entendendo a lógica por trás de cada regra. 

Mas, como começar a se preparar em Português para passar no concurso dos seus sonhos? 

A resposta é fácil: através do método Português com Lógica®. Com ele, você entende o edital, conhece a banca a fundo e aprende quais conceitos serão abordados na prova. E o melhor: tudo isso em tempo hábil!

A metodologia exclusiva da Professora Adriana Figueiredo leva esse nome, pois você aprende com lógica, entendendo o porquê de cada regra e como elas se aplicam.

Agora, conheça os principais elementos usados no Português com Lógica®:

- Primeiro método de ensino dividido em 3 etapas (teoria/conceito, fixação e questões);

- Curadoria técnica para bancas e editais: cada aula é resultado de um trabalho de equipe; 

- Ensino integrado (vídeo, livros, pdf,); 

- Ensino conversacional, ou seja, a linguagem é próxima do aluno e facilita a tradução daquelas regras que parecem inacessíveis;

- Trabalho das 4 competências dos alunos (domínio dos conceitos básicos; aplicabilidade dos conceitos às questões; decodificação da banca e treinamento do tempo entre o edital e a prova).

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? Se você não tem teoria e não se sente seguro para encarar uma prova de concurso público, é preciso estudar com uma especialista que ensina e revisa a teoria à medida que você evolui nos estudos e responde às questões das provas. A professora Adriana Figueiredo tem mais de 20 anos de experiência lecionando português para concurso público e, por isso, entende as bancas e sabe o que elas vão cobrar.

Conheça nossos cursos: https://www.adrianafigueiredocursos.com.br/cursos