Por que Português é a matéria mais difícil em concursos?

Terça, 21 de Dezembro de 2021 Leitura: 9min 48seg

Por que Português é a matéria mais difícil em concursos?

 

Em tenra idade, aprendemos a falar português graças aos inúmeros atos de fala com que temos contato. Português sim, afinal, moramos no Brasil, país cuja língua oficial é aquela trazida pelos colonos de Portugal. Além dos nascidos em "terra bralisis", vale acrescentar todos aqueles que tiveram alguma necessidade comunicativa que demandasse o aprendizado da nossa língua materna. 

É aí que surge uma grande dúvida: por que erramos questões de português em concursos públicos, sendo que este assunto nos acompanha desde o berço? Afinal, somos falantes de português. A resposta é simples, porém reveladora: não se escreve do jeito que se fala, assim como não lemos só por ler. Escrever e ler textos da forma como fazíamos no ensino regular é pouco eficiente, quando se aplica esses conhecimentos nas provas de concurso. 

No artigo de hoje, vamos elucidar a seguinte questão: Por que Português é a matéria mais difícil em concursos públicos? Ficou interessado neste assunto? Então, boa leitura!  

Diferenças

Você já deve ter percebido que a cada dia é mais difícil passar em concurso público. O motivo? É porque o nível está subindo, logo, as pessoas estão cada vez mais bem preparadas. Já a parcela daqueles que não passam o fazem por outro motivo: muitos não sabem se preparar.  

Quer um exemplo de despreparo? Muita gente acredita que o conhecimento de Português exigido nas provas de concursos públicos é igual àquele cobrado no ensino médio. Se esse também é o seu pensamento, então, pode parar por aí. Diferentemente da gramática normativa (a que aprendemos na escola), a gramática textual (aquela que aparece nas provas de concurso) exige o conhecimento de técnicas de resolução de questões, bem como o preparo para lidar com a pressão de resolver diversas questões em pouco tempo.

Barreiras do estudo

Ao longo da carreira, a Professora Adriana Figueiredo sempre buscou compreender quais eram as maiores dores do concurseiro, quando o assunto é Português para concurso público. Entre as principais barreiras do aprendizado, destaque para "não conseguir aplicar o que estuda em questões", "decorar muitas regrinhas" e "não ter uma boa base de estudo". 

Mas, para ultrapassar esses obstáculos, a solução é uma só: o método! Com a metodologia certa, você entende o edital, conhece a banca a fundo e aprende português de maneira descomplicada, prazerosa e definitiva. 

Dores do Português

Entre as dores do aprendizado de Português, a mais pungente é a Língua Portuguesa não ser ensinada de maneira progressiva. Quando se estuda de maneira lógica, aplicada e progressiva, as regras são mais facilmente assimiladas. E as vantagens de dominar português são vastas: melhora do pensamento crítico, aperfeiçoamento do poder de argumentação, aprendizado que serve para todos os aspectos da vida e não apenas para a carreira. 

Áreas do conhecimento

Se você acha que algumas áreas de conhecimento são mais ou menos favorecidas pelo estudo de português, trate de desconstruir esse pensamento. 

O Português transcende a área de formação e de estudo, sendo indispensável para você que estudou: 

- Letras, já que a preparação neste curso dá mais ênfase em literatura e muito pouco em gramática;

- Em exatas, não há muitos recursos de português, mas a lógica poderá ajudar;

- Área das Ciências Sociais, já que a visão pragmática dos textos pode ser uma barreira para quem é dessas áreas. 

Nível de dificuldade

Que fique claro: o nível de dificuldade nas provas não é o mesmo para todas as bancas. Por exemplo, o grau de exigência é muito alto em provas de bancas de alto nível. Conhecer as bancas examinadoras passa a ser uma etapa essencial no processo de preparação, já que cada banca apresenta um estilo específico para avaliar e selecionar os candidatos mais preparados.

Conclusão

O que achou do artigo? Conseguiu entender por que Português é a matéria mais difícil em concursos públicos? 

Espero que, com este material, você entenda que, mesmo assim, dominar português para concurso público é muito possível. Por meio dos nossos cursos, você aprende a direcionar o seu foco, ordenar o conteúdo de acordo com seu ciclo de estudo e assegurar a aquisição completa do conhecimento. E o melhor: em tempo hábil! 

Para conhecer nossos cursos, clique neste link: https://www.adrianafigueiredocursos.com.br/cursos